3dcanseamer.com.br

Com a pandemia de covid-19 publiquei na Amazon, em 2020, o livro e e-book “minhas cinco primeiras brassagens de cerveja artesanal” e depois a série “diário de um cervejeiro” com diversos e-book com as receitas e cervejas artesanais produzidas, ambos disponíveis na aba “livros e e-book”.

Durante o envase da cervejas eu faço o Priming com a adição de calda de açúcar nas garrafas de vidro e PET envasadas.

Foi como cervejeira artesanal que me interessei no uso de latas de alumínio, mas os equipamentos disponíveis no mercado eram caros, pesados e de difícil importação.

Como eu tinha comprado uma impressora 3D para meu filho tive a ideia de desenhar e modelar as peças no software FreeCad e construir eu mesmo uma recravadora de lata.

Durante o ano de 2023 eu fiz vários protótipos e no final fiz o depósito da versão final no órgão de patentes do Brasil (INPI) sobre o número BR 10 2023 021499 1.

E com o primeiro relatório do INPI com a análise de que a recravadora de lata apresentava aplicação Industrial, novidade e atividade inventiva, iniciei os preparativos para a comercialização final.

O equipamento apresenta o diferencial de ser todo produzido em plástico através do uso de filamentos de PLA biodegradável ou PETG reciclável numa impressora 3D. Isto permitiu o rápido desenvolvimento das peças e o aprimoramento de seu design.

A recravadora possui uma estrutura robusta, uma unidade de elevação inovadora e simples, movimentação manual através de uma manivela e peças centrais direita esquerda desenvolvidas para facilitar a calibração e o fechamento das Latas, constituindo assim o todo em uma unidade de face manuseio, montagem e baixíssima complexidade para realizar a operação a que se propõe.

Serão comercializados dois modelos de recravadoras: uma delas na versão básica na cor preta e a outra, sob encomenda, na cor escolhida pelo cliente, dentro das disponíveis, inclusive cores metálicas.