3dcanseamer.com.br

Acesse meu Instagram e a página do Autor na amazon para ver os vídeos publicados e conhecer a Bibliografia completa, bem como os Livros e E-Book publicados da Série Diário de um Cervejeiro.

Confira abaixo todo o material.

REDE SOCIAL

PÁGINA DO AUTOR NA AMAZON

SÉRIE DIÁRIO DE UM CERVEJEIRO E DEMAIS E-BOOK


Primeira Brassagem: Antes de investir em kits de fabricação de cerveja artesanal optei por fazer uma brassagem sem equipamentos para testar na prática as principais técnicas utilizadas, conhecer o processo de produção e assim decidir se continuaria a tentar produzir cerveja artesanal.
A partir da primeira brassagem bem-sucedida decidi pela realização de novas brassagens agora com a compra de equipamentos BIAB e pela compra de um freezer vertical usado.
Para fazer a segunda brassagem adquiri os equipamentos para produzir cerveja artesanal.
Para fazer a terceira brassagem precisei comprar um compressor para o freezer e adquiri mais equipamentos para produzir cerveja artesanal.
Para fazer a quarta brassagem adquiri um novo medidor de pH, os grãos de malte que faltavam para a receita e garrafas PET de 1 litro para fazer o envase em volumes maiores.
Nesta quinta brassagem para produzir cerveja artesanal comprei uma nova bomba de recirculação para finalmente testar o chuveiro fly sparge e coloquei em teste as instruções detalhadas de uma receita escrita por mim com todos os processos adotados, mas antes tive novamente que reparar o freezer que parou de funcionar.
https://www.amazon.com.br/gp/product/B08MVMT8BC?ref_=dbs_p_pwh_rwt_anx_cl_4&storeType=ebooks
Nesta edição mostro os principais equipamentos e utensílios utilizados, descrevo e atualizo a receita da Cerveja Cream Ale utilizada nas terceira, quarta e quinta Brassagens e listo e organizo por assunto todos os vídeos de cerveja artesanal consultados no Youtube.
Nesta edição descrevo e atualizo a receita, conforme o estilo do BJCP 2015, de American Cream Ale (1C) para American Blonde Ale (18A). Isto se deu devido ao maior rendimento alcançado nas últimas brassagens com a mesma quantidade de grãos de malte base.
Neste e-book transformo a receita em uma Ordem de Produção com instruções detalhadas e tabelas para o registro de todas as operações de fabricação, desde os preparativos para a mostura e até a degustação e a avaliação final da cerveja artesanal.
Neste e-book documento todas as etapas de fabricação com muitas tabelas e fotos e começo a transformar a receita anterior em um misto de receita e ordem de produção para o registro das principais atividades. Esta evolução poderá ser vista nas próximas brassagens.
Neste livro conto em detalhes como é fabricar em casa uma cerveja artesanal após 14 brassagens e utilizo uma Ordem de Produção com instruções detalhadas e tabelas para o registro de todas as operações de fabricação, desde os preparativos para a mostura, até a degustação e avaliação final da cerveja artesanal.
Nesta edição descrevo e atualizo a produção artesanal da American Blonde Ale (18A) com novos equipamentos para brasagem baseados na automação do aquecimento e refriamento indireto e da lavagem do mosto através do sistema HERMS (Heat Exchanged Recirculating Mash System), mas mantendo a simplicidade do sistema BIAB (Brew in a Bag) de forma a permitir o uso de uma só panela para a mostura e fervura.
Neste e-book conto como é fabricar em casa uma cerveja artesanal. Detalho a primeira brassagem sem equipamentos e as brassagens seguintes de cerveja Cream Ale. Documento todas as etapas de fabricação com muitas fotos e aplico todo o conhecimento adquirido. Descrevo uma receita e dedico um capítulo só aos equipamentos, materiais e utensílios utilizados. Praticamente todo o conhecimento prático e teórico foi conseguido nos canais de Cerveja Artesanal do Youtube e por isto listo no final do livro os títulos dos vídeos de interesse consultados destes Youtubers, também citados no final do capítulo da primeira brassagem. 
Este manual com as instruções de uso de uma RECRAVADORA MANUAL DE LATAS DE CERVEJA ARTESANAL para recravar tampas a latas, que fixa tampas à recipientes metálicos através de uma costura dupla é a concretização da patente depositada no Brasil sob o número BR 10 2023 021499 1.

Ela foi produzida em uma impressora 3D com peças técnicas de plástico reciclável, colorido e impermeável e é compacta, móvel e com desenho moderno para ser utilizada em operações caseiras de cervejeiros artesanais ou em casas especializadas em cerveja e insumos cervejeiros, incluindo até pequenos bares e restaurantes.